7 de outubro de 2011

Relações e desentendimentos

Pessoas!

Se você não está escondido em uma caverna como um eremita, ou numa ilha deserta como um Robson Crusoé moderno, é bem provável que você tenha contato com pelo menos uma pessoa nesse mundo. E se você tem contato com pelo menos uma pessoa, podemos intuir que existe uma chance de 50 % de em algum momento vocês não concordarem em algo.

Desde a nossa formação, ou melhor gestação, somos definidos como um ser absolutamente único e exclusivo. O único que nos conhece verdadeiramente é Deus (Isaias 44:2). Nem nós mesmos nos conhecemos por completo. Some a isto o meio que nos envolve e teremos uma equação diferente para cada pessoa, que resultará em pessoas diferentes entre si. Podemos até ser muito próximos em algumas características com outras pessoas, mas nunca seremos idênticos.


E o mesmo Deus que nos cria, o fez para que vivêssemos em harmonia e paz.
Infelizmente o pecado ao entrar neste mundo afeta justamente o relacionamento entre os seres humanos. Em Gênesis 3 fala sobre a queda afetou os relacionamentos entre homens e mulheres. Depois disso vieram o ciúme, a cobiça, assassinato, soberba, etc.


E nós que somos feitos para vivermos em comunidade, ao mesmo tempo temos estampado em nosso "firmware", a nossa programação, pequenos "códigos" que geram atritos e desgastes entre nós. Eu tenho a felicidade de possuir irmãos e só consegui me dar bem mesmo com eles após me tornar adulto e morar longe, rs. Não que vivíamos brigando, não é isso, apenas eramos muito diferentes e com gostos opostos. Com o tempo desenvolvemos tolerância e paciência e fica mais fácil criar "pontes" entre nossas diferenças.

E uma coisa que a Bíblia é muito firme é sobre o dissabor que Deus possui por quem semeia a discórdia. Um texto que exemplifica de forma muito clara está em Provérbios 6:16-19:
"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos."
Eu confesso que já fiz tudo o que está escrito ali. Mas já fiz antes! Não faço mais, pelo menos me esforço em não cometer estes erros de forma consciente. Mas é isto que está descortinado perante nós, e somos cercados por pessoas que assim procedem. E como nós devemos proceder? Usando a lei da retribuição, o "olho por olho, dente por dente"? Jamais! E o nosso Adversário é astuto em levantar contendas entre nós. Ele consegue fazer com que intrigantes apareçam e consigam apartar bons amigos. Ele pode fazer com que pequenas fagulhas incendeiem "florestas" inteiras. Ele pode endurecer um coração que costuma ser manso e paciente.

Ainda bem que temos um Deus que é verdadeiramente bom e perfeito, e eu creio está no controle de absolutamente tudo. E este Deus nos deu também a conduta que devemos adotar quando temos alguma contenda com um semelhante. Vejamos o que eles nos revela através de Mateus 18:15-20:
"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Se em algum momento você tiver um ponto de atrito ou de conflito com alguém, fale diretamente com esta pessoa. É a melhor forma de se resolver uma contenda. E com certeza você se surpreenderá em quantas vezes você conseguirá resolver um problema assim, com amor. Se a pessoa for obtusa o suficiente para impedir que esta questão seja resolvida apenas entre vocês, o faça acompanhando de um amigo de boa fama e que tenha temperança. Não adianta levar um amigo que gosta de brigar para tentar a paz pois desta forma o resultado tenderá a ser o pior possível. E se mesmo assim, levando uma pessoa neutra para tentar chegar a um acordo você não conseguir a paz com o teu irmão, leve o caso para a comunidade onde você está inserido. Em muitos outros textos nosso Deus nos incita a preferir a mansidão ao invés da contenda. veja os textos em Salmo 133:12 Timóteo 2:24, 1 Coríntios 11:16 e 1 Coríntios 6:1 entre outros.

Nosso Deus é um Deus de Amor! Se identificou a nós como tal e nos instiga a seguir o seu modelo. Eu particularmente aproveito para pedir aqui, publicamente, desculpas a qualquer pessoa que por ventura eu já ofendi ou magoei. Lhes garanto que nesta fase da vida na qual estou não foi de propósito. E se a minha desculpa não é suficiente, eu lhe clamo perdão. Mais do que a razão eu prefiro ter paz com todos que tenho tido contato. A começar pela minha casa, pela minha família, e seguindo pelos amigos e conhecidos. Posso afirmar convicto que nunca me senti mais feliz na vida do que nesse momento, e com essa visão.

Eu particularmente gosto muito do que Paulo diz aos Filipenses em 2:3 "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo". Ainda hoje eu sinceramente não me sinto digno! Nem do sacrifício que Deus fez pela minha vida e pela humanidade, e nem de desfrutar a convivência de vocês, que considero sim serem superiores a mim, um pecador com muitos, mas inúmeros defeitos a serem reparados por com a ajuda do Deus Altíssimo. Que Deus lhes dê a shalom que vem do alto, da mesma forma como tem sido generoso comigo.


Obs.: Um ótimo texto que já li sobre o assunto é o do Sola Scriptura do Pr. Cleverson de Abreu Faria.

Um comentário:

  1. Nossa que texto esclarecedor! E Concordo com isso : "Se em algum momento você tiver um ponto de atrito ou de conflito com alguém, fale diretamente com esta pessoa".

    Eu sempre preferi resolver tudo no diálogo, mesmo tendo pessoas prepotentes, arrogantes, que não passam de pedra de tropeço na nossa vida.

    E Aprendi q perdoar pessoas assim, não significa manter convívio sabendo q a " mesma ", sempre vai estar constantemente te levando a pecar c/ ira, etc.

    Hoje em dia libero o perdão, mas me mantenho distante daqueles que só querem me ver caindo e furar meu olho rs.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...