4 de julho de 2011

O filho deve ter o jeitão do pai.


Tornai-vos, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. (Ef.5.1)

Esse verso contêm todo o querer de Deus.


Tornar-se o quer que seja não é algo que acontece da noite pro dia. Tornar-se, é algo progressivo, gradativo. Ninguém torna-se médico de uma hora pra outra, nem sequer um drogado torna-se um viciado de uma hora pra outra.
Imitar, isto é, fazer igual ou parecido a... também é algo que leva tempo até que seja aperfeiçoado.

Nesse verso da carta aos efesios, o apóstolo Paulo não esta dizendo que o Espírito Santo lhe transformará em um imitador de Deus, e sim que isso cabe a nós mesmos.
Por isso diz: "Tornai-Vos".
A função do Espírito Santo é dar o ponta-pé inicial. Dado o momento em que nos arrependemos genuinamente, e aceitamos Jesus, renunciando assim, à vida imunda e devassa que viviamos, recebemos então de graça o Espírito Santo pelo qual nos tornamos filhos por adoção.

Como se diz em outro lugar:

Deus enviou seu Filho para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.  (Gl.4.5-7)  (Aba, Pai = papaizinho)
(Há sem dúvida outras funções do Espírito, mas deixo pra falar sobre elas em outra ocasião, se Deus quiser.)

Ser imitador de um pai é algo mais fácil devido a convivência. Nesse convívio o pai tem a função de proteger, ensinar, encorajar e amar, entre outras tantas... Quanto ao filho, esse deve obedecer.
Criar é algo que leva tempo e dedicação, é algo gradativo, são várias fases na criação até o amadurecer, e nisso o relacionamento gera inevitável afinidade e apego. Portanto, o filho absorve o jeitão de seu pai. Todo filho tem o jeitão do pai.
Parte dos modos e costumes de um pai são herdados pelo filho através da genética, outra parte é herdada pela intimidade. Intimidade essa que leva a conhecer a fundo as características, vontade, e também o que é agradável ao pai.

Se o Pai é amoroso, tornar-se-a um filho amoroso. Se o Pai é santo, tornar-se-a um filho santo. Se o Pai é perdoador, tornar-se-a perdoador. Se o Pai é misericordioso tornar-se-a misericordioso. Essas são algumas das características do Pai Celestial.



Por isso não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor. (Ef.5.17)

Tenho descoberto um pouco da vontade de meu Deus e Pai, e pretendo descobrir ainda muito mais, pois, se faço a vontade do Pai meu coração se alegra.

I Ts.5.16-18 diz: Alegrai-vos sempre, orai sem cessar. Por tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus.

Devo me alegrar sempre. O Pai não deseja ver um filho que viva triste, mas Ele como qlq pai quer ver o filho alegre. É incrível como muitos crentes são carrancudos, parecem até terem sido batizados no suco de limão. Conheço alguns casos extremos.

Provérbios 15.13 diz: O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.

As vezes, uma pessoa não tem tanta beleza estética, mas quando abre um sorriso torna-se simpatica e ganha graça aos olhos dos outros, porquanto, a alegria aformeseia o rosto. Se já é bonita, muito mais sorrindo. (salvo algumas excessões rsrs)
Mas a falta de ânimo, por outro lado, torna a pessoa abatida. Quantas são as doenças que estão relacionadas com o estado emocional das pessoas? Visto que, hoje em dia não faltam grupos de pessoas solidárias que visitam hospitais, inclusive vestidos de palhaços usando a música, e levando a alegria como forma auxilar no tratamento de efermos.

portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Ne.8.10)

Devo ser agradecido. Se vc tem dificuldade para se alegrar vou lhe dar uma dica a luz da Palavra: "Seja agradecido!" Quanto mais agradecido eu me torno, mais feliz eu sou.


Obs: Isso só funciona com fiéis, porque ateus não tem a quem agradecer aquilo que
recebem.

Talvez você não tenha motivos pra agradecer. Mas lembre-se que a vontade do Pai é que: Em tudo rendamos graças!
Quando rendemos graças nos tormanos obviamente pessoas agradecidas, e isso é algo que causa bem-estar.
Comece então a agradecer pelo país que vive, pela cidade que mora, pelo teto que tem, pela água encanada, e por que não, pelo chuveiro.
Por poder enxergar, poder ouvir, poder andar e falar. 
Pelo seus pais, por ter uma família, pelas roupas que têm, pelos sapatos e tênis que não faltam, pelos filhos, pelo emprego etc... 
Saiba que muitos dariam toda uma fortuna para poder simplesmente comer, pois há quem tenha dinheiro de sobra pra comer, mas não um estômago saudável para ingerir.
Em alguns países não existe água quente como em seu chuveiro. E outros tantos andam kms até um poço de água poluída, depois carregam baldes pesados com água suja em suas costas para poder cozinhar. 
Pense nisso!

Devo ter vida de oração. Vida de oração é vida On-Line com Deus. A Palavra de Deus é espada que se mantêm afiada através da oração. A oração é a maneira de nos tornarmos íntimos do Pai Celestial, porque eu posso muito bem conhecer alguém, e naturalmente não ter intimidade com ela. Todo akele que ama... Deseja conversar com o amado. Como tornar-se íntimo de alguém sem ter longas conversas com ela?
Já notaram que qdo temos alguma forte amizade, estamos sempre querendo estar juntos com essa pessoa? E aos poucos pegamos um pouco do jeito de tal pessoa, passamos inclusive a falar mais ou menos igual. Assim também é com o Pai.
Se vc não orar, nunca será íntimo!

Procurai discernir o que é agradável ao Senhor. (Ef.5.10)

Tudo aquilo que é agradável a Deus também é vontade de Deus para nossas vidas. Todavia, com uma diferença: Não é tão agradável para nós de começo, pois requer renuncia, sempre vêm acompanhado de mortificação da carne, leva-nos a negarmos a si mesmos, engolir certos pratos que não parecem serem tão apetitosos, mas que se pegarmos gosto farão bem.
Ex: Como a criança ao se deparar com verduras e legumes, aos olhos experientes dos pais o alimento fará bem, mas aos olhos da criança não parece ser assim.


Os que se Interessarem pelo assunto leiam: 
"O Sermão do Monte" no evangelho segundo o livro de Mateus capítulos 5 à 7, onde Jesus dá uma aula de sabedoria do alto, e como agir de forma agradável ao Pai Celestial.

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.  (Sl.51-17)

A perfeita submissão ao Pai Eterno é a própria essência de um coração quebrantado e um espírito contrito. Quando nosso coração está quebrantado, estamos completamente receptivos ao Espírito de Deus e reconhecemos nossa dependência Dele em tudo o que temos e somos. O sacrifício necessário para isso é o sacrifício do orgulho em todas as suas formas.
Quando pecamos e desejamos o perdão, um coração quebrantado e um espírito contrito significam sentir a ``tristeza segundo Deus´´ que opera o arrependimento. Isso acontece quando nosso desejo de ser purificados do pecado é tão ardente, que nosso coração dói de tristeza e ansiamos sentir-nos em paz com nosso Pai Celestial. Aqueles que têm o coração quebrantado e o espírito contrito estão dispostos a cumprir toda e qualquer coisa que Deus lhes pedir, sem resistência ou ressentimento.
Isso é agradável a Deus, muito mais que nosso esforço por tentarmos fazer tudo certo, é reconhecer que dependemos de sua misericórdia e de seu pacto na cruz, deixando de lado o nosso orgulho, sendo obedientes e humilhando-nos diante Dele, reconhecendo assim sua incrível majestade, graça e misericórdia.


Muitas outras coisas quis escrever aqui, mas iria se tornar cansativo demais para os que lerão.
Espero ter sido o mais claro possível, também que cada vez mais busquem intimidade com o Deus e Pai, não se esquecendo que você tem acesso ao Pai não por conhece-lo, mas porque Ele te conhece.

Ex: Se vc for no palácio do planalto e quiser falar com o Lula mandará chama-lo dizendo que o conhece. Mas, você só será recebido se o Lula lhe conhecer.

Então lembre-se você tem acesso ao Pai porque Ele te conhece, e deseja se mostrar a você.



Ósculos e Amplexos
Davi

Um comentário:

  1. Essa relação de Pai e filho é o que me atrai a Deus. É uma relação perfeita de progredir, aprender e evoluir junto ao Pai. Uma relação de crescimento entre pai, mestre e amigo que se torna amorosa coesa e muito mais frutifica do que qualquer relação com Deus no sentido de objeto, simplicidade moral entre outras coisas que relacionamos a Deus sem nos relacionarmos com Ele.

    Abraço amigo ótimo post.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...