5 de junho de 2011

Amigo, Filho ou Servo?

Hoje estava pensando e escrevendo e enquanto escrevia até sobre outro assunto, me peguei fazendo este questionamento! Como Deus nos vê e nos trata, como filhos, amigos ou servos?

Peguemos três afirmações da Bíblia:

  • amigos — "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." João 15:14-15.
  • filhos — "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." Gálatas 3:26-29.
  • servos — "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." I Coríntios 6:20 e "Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens." I Coríntios 7:22-23.
Agora analisemos estas afirmações
em seu contexto. Deus nos das três formas! Deus nos vê como servos, e eu particularmente prefiro a palavra escravo, mas não para nós obrigar a trabalhar sem dó nem descanso, como os homens fazem. Aqui o servo não é visto da forma pejorativa que nós humanos costumamos ver, mas é alguém que tem o privilégio de servir alguém em uma posição e importância superior. Eu sei, isso é um veneno para nossas mentes egocêntricas, mas é isso mesmo. Não fomos feitos para "nos" servir, mas para servir aquele que a tudo e todos criou. Portanto Deus nos coloca como servos dele justamente para experimentarmos duas características maravilhosas. A primeira é o doce e suave sabor da liberdade em relação ao pecado. Na carta a comunidade de Corínto, Paulo se dirigia a uma comunidade com muitos pecados em particular vários de cunho carnal e sexual, já que a cidade de Corínto, na época um importante polo comercial, possuía ainda um grande templo da Deus Afrodite onde muitas mulheres se davam a prostituição lá. Além disso esta igreja teve problemas de dissenções e conflitos entre seus membros, e a isso Deus falou através de Paulo, para que as pessoas libertas através do sangue de Cristo, não voltassem a pecar pela carne. Como servas de Deus deveria servir unicamente a ele, e abandonar as coisas da carne. A segunda característica que experimentamos quando nos vemos como servos de Deus é o prazer do trabalho. Toda pessoa que trabalha com o que gosta sabe do que estou falando! Trabalhar nunca foi algo para ser chato, e desde que Adão foi criado, Deus lhe deu uma função na criação, e o primeiro trabalho foi o de catalogar e nomear todas as coisas. Isso dá um objetivo na vida do cristão, um alvo, um lugar para onde devemos chegar. E esta é a função do trabalho, não o servir por servir, mas nos dar a dignidade que somente um trabalho dá. Se você não entendeu, fique sem emprego e com uma família sobre sua responsabilidade para cuida, e você entenderá de forma rápida!

Uma outra forma como Deus nos vê é como filhos. Aqui Jesus está dando suas últimas instruções aos seus discípulos, antes de ser traído e posteriormente morto pelos homens. E a certa altura Jesus nos dá uma fração de como ele deseja relacionar-se conosco, como amigo. E nos tratar como amigos faz toda a diferença! Afinal amigo é aquele que nos chama a atenção, mas não para nos envergonhar, mas porque deseja sempre o nosso bem. Amigo é aquele que está do nosso lado mesmo quando todos se voltam contra nós. O verdadeiro amigo é aquele que seca nossas lágrimas e compartilha nossas risadas. Amigo divide o que tem porque nos vê como igual ou mais importante que ele. Amigo é aquele que é leal e sincero. E Jesus abre os nossos olhos em relação a tudo isto. Ele nos lembra que amigo não é quem se chama de amigo, mas aquele que age como amigo, e no caso de Deus, é quem tem o privilégio de conhecê-lo e seus planos para com a humanidade. Ele nos trata como amigos, quando nós o tratamos como amigo também, e cumprimos aquilo que ele espera de nós, ou seja, perseverança e atitude contra o pecado.

E por fim Deus nos trata como filhos do Deus Pai. No ambiente da igreja dos Gálatas, onde muitos judaizantes ainda apregoavam que algumas das práticas do Tanakh (Antigo Testamento) deveriam ser observadas. Isto se chocava com o que Deus ensinava através de Paulo, que era a aceitação de TODOS por meio da fé em Jesus Cristo como único caminho para Deus. E no meio da discriminação que Paulo sofria pelos irmãos de Gálatas, que o viam como um apóstolo de segundo escalão, que não poderia ser comparado aos que viveram com Cristo, Paulo com veemência combate esta heresia, e nos esclarece que Deus não nos categoriza segundo a procedência, cor, raça ou credo. Mas Deus nos separa apenas entre os que crêem e observam seus mandamentos, e os que de alguma forma não o fazem.

É assim que eu vejo! É assim que sinto Deus nos tratar, e é assim que eu leio nas escituras. Acima de tudo me lembro que mais importante do que a forma como Deus me trata é como eu trato ele. Você verdadeiramente tem tratado ao EU SOU como Pai, Amigo e Senhor?

crédito da foto: Luciano Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...