3 de outubro de 2011

Qual o seu foco?

"... Mas o que estou dizendo para você? Você conhece golias. Você reconhece o andar dele, e recua diante de suas palavras.
Você conhece a voz dele — mas é ela tudo o que você ouve? Davi viu e ouviu mais. Leia as primeiras palavras que ele pronunciou, não só na batalha, mas na Bíblia: "Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: 'O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exercítos do Deus vivo?'" (17:26).
Davi aparece falando sobre Deus. Os soldados nada mencionaram sobre ele, os irmãos nunca falaram seu nome, mas Davi entra em cena e levanta a questão do Deus vivo. Ele faz o mesmo com o rei Saul: nãojoga conversa fora falando sobre a batalha ou fazendo perguntas sobre as chances de vitória. Ele traz somente um recado de Deus: "O SENHOR, que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu" (17:37).
ELe continua o assunto com Golias. em resposta ao escárnio do gigante, o jovem pastor diz:


Você vem contra mim com espada, lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Ecércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o SENHOR concede vitória; pois a batalha é do SENHOR, e ele entregará todos vocês em nossas mãos (17:45-47).

Ninguém mais fala sobre Deus. Davi não fala sobre outra coisa senão em Deus.
Um enredo secundário surge na história. Mais do que "Davi versus Golias", esse enredo passa a ser "o foco em Deus versus o foco no gigante".
Davi vê o que os outros não vêem e se recusa a ver o que os outros vêem...
...Davi é especialista em Deus. Como você pode imaginar ele vê o gigante; mas ele vê Deus com nitidez ainda maior. Observe com atenção o grito de guerra de Davi: "Você vem contra mim com espada, lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel" (17:45).

Extraído do livro "Derrubando Golias", de Max Lucado, páginas 17 e 18.
Lembro que no momento que comecei a ler este livro, neste primeiro capítulo, ao ler esta passagem pensei: "Este será um bom livro". Esta passagem chama a atenção para algo que eu nunca havia reparado. Davi não estava sozinho! É implícito que Deus estava ao lado de Davi, e o adágio popular que diz: "Quem tá do lado de Deus, é maioria", está certo.
Davi não estava só! Pelo contrário, além de estar ao lado de Deus, e não era Deus que estava do lado de Davi, Deus ainda havia enviado um pelotão celestial para dar apoio a Davi. Não tinha como ele perder!
Ao enfrentarmos os nossos problemas muitas vezes cometemos vários erros:

  • focamos no problema
  • focamos na dificuldade em enfrentar o problema
  • focamos no tempo para solução do problema
  • focamos na incapacidade ou nos ensoberbamos achando que temos as qualidades necessárias para enfrentar o problema.

Só esquecemos do principal, lembrar e priorizar a Deus! Na próxima vez que um problema, uma dificuldade, ou mesmo um gigante cruzar o seu caminho lembre-se. O seu Deus é o SENHOR dos Exércitos, e é esse Deus que pelejará ao seu lado, se você permiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...