21 de outubro de 2011

Cristãos, vivemos pela fé ou pelo conhecimento?

"Oh, Timóteo! Guarde o que lhe foi confiado. Afaste-se das conversas ímpias e profanas da argumentação contraditória que falsamente chamam de "conhecimento". Muitos que prometiam esse "conhecimento" erraram o alvo no que concerne à fé. A graça seja com você."
1 Timóteo 6:20,21 - versão do B'rit Hadashash
A coruja é um símbolo de conhecimento,
já a cruz é o símbolo da fé.
Esta semana terminei de ler 1 Timóteo, numa versão do Novo Testamento traduzida por um judeu messiânico. E entre tantas pérolas que a palavra de Deus guarda, esta me chamou a atenção. Muitas vezes nos preocupamos tanto com o conhecimento que esquecemos da sabedoria. A diferença entre as duas é que qualquer um pode acumular conhecimento, mas poucos conseguem desenvolver a habilidade de utilizar o conhecimento que possuem, e a isto se dá o nome de sabedoria.

A atual época que vivemos é marcada por grande apostasia, e muitos tem abandonado os caminhos de Deus. E um caminho cristão que eu particularmente gosto muito é o da fé raciocinada.


Hoje em dia temos uma verdadeira enxurrada de informações diariamente. A internet possibilita voz a todos quantos a desejam, inclusive a mim, neste espaço. E como tudo, existe muito joio no meio do trigo. Até este espaço não é de um grande teólogo ou pensador, mas apenas as linhas humildes e sinceras de um cristão convicto na Trindade, e consciente dos próprios pecados. Com isso temos tido acesso a informações deturpadas, pensamentos frágeis, teses esdrúxulas e teorias impensáveis para um cristão. Usando a liberdade inerente que nós brasileiros temos, somos abertos a todo tipo de expressão, inclusive as que deveríamos refutar.

Vejo que Paulo neste texto orienta não somente Timóteo, a quem via como um filho, e cuidava, educava e orientava como tal, mas a nós também. Nós devemos ser diligentes e vigilantes quanto ao conhecimento, para que não foquemos no acumular conhecimento por si só, onde não há valor algum, e passemos a cultivar sabedoria do pouco conhecimento que possuímos. Além disto, ele nos alerta, como Jesus fez tantas vezes também, para os embates do pensamento. Muitas vezes prestamos tanta atenção nas discussões e debates, palavras e palestras, vemos Deus Pai e Jesus Cristo através da lente de tantos autores, que muitos tem deixado de buscar na fonte original o que deve ser tomado sem suplementos e aditivos.

Aprender através da ótica de outro, principalmente de alguém sábio é algo produtivo e eficaz. Mas nunca devemos deixar de receber o que Deus nos quer dar diretamente. E para isso, só há um caminho, o relacionamento exclusivo, inclusivo e dedicado com Deus. Aquele que você tem no particular, longe das escolas bíblicas, dos livros mais vendidos, dos filmes planejados, dos estudos em grupos. Existe uma porção de sabedoria que só virá não pelo conhecimento, mas pela fé, oração e relacionamento com Deus.

Portanto leiamos, participemos de "forums", palestras e estudos, nos dediquemos com afinco utilizando os (bons e fidedignos) recursos que encontramos, mas antes tenhamos tempo, vontade, esforço e dedicação no relacionamento simples, fiel e franco com o Deus Vivo, com Jesus o Messias, e com o Espírito (da Verdade) Santo de Deus.

Para pensar deixo uma música do Palavrantiga que gosto muito. E que Deus os abençoe grandemente, como também tem milagrosa e graciosamente, feito comigo.

Crédito Imagem do post: Janele Mikolaizik no Redbubble

Um comentário:

  1. Bro, que perfeito!! Glórias ao Senhor nosso Deus pela sabedoria que tem concedido a ti, e obrigada por compartilhar! ^^

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...