11 de junho de 2013

Definições: Legalismo

Jesus levou as leis do Antigo Testamento a um nível mais intenso de significado e obediência, da "letra da lei" para o "Espírito da Lei". Seguir a letra da lei era a "religião" morta sobre a qual Barth, entre outros, havia escrito. Consciste na tentiva humana de enganar a Deus ao se crer obediente, o que é uma enganação maior. Deus sempre exige algo mais profundo que o legalismo religioso.




Bonhoeffer: pastor, mártir, profeta, espião/ Eric Metaxas, traduzido por Daniel Faria

Um comentário:

  1. O ser humano necessita de conviver com outros seres humanos. E para isso cria-se instituições. Mas ele mesmo não concorda com a instituição que ele mesmo criou... É neste conflito que se acaba criando mais instituições para alguns, e para outros fica somente a negação e também tem outro ainda que corrompe as instituições que participa... Será que a dinâmica da vida tem que ser assim?
    Jesus Cristo quer o aperfeiçoamento constante do ser humano, e como as instituições também depende do ser humano para se desenvolver, este desenvolvimento é extremamente necessário. Sem este desenvolvimento as instituições continuaram defeituosas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...