24 de outubro de 2011

Fofoca

Para começar vamos a definição do termo fofoca:

fofoca (origem obscura)s. f.
  1. Ato de querer saber para ir contar a outrem.
  2. Fato ou coisa contada em segredo, sem conhecimento do(s) visado(s) ou sem conhecimento real ou efetivo. 
Sinônimo Geral: bisbilhotice, mexerico, fuxico, intriga.
 


É falar de alguém sem a pessoa estar presente. Fofocar é contar acontecimentos, causos e até algumas histórias sem saber a procedência ou veracidade da mesma. É gerar intriga entre pessoas distintas a título de (falsos) valores morais. Ou seja é intromissão na vida alheia mesmo. 

Queridos, isso é uma coisa abominável! E isso não são minhas palavras, mas Deus registra o seu dissabor quanto a fofoca em várias passagens. Vejamos algumas delas:
  • Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6:16-19
  • “O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.” Provérbios 17:4
  • “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.” Mateus 12:36
  • “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação...” Efésios 4:29
Nosso Deus não semeia discórdia nem nos incita a sermos vigilantes da vida alheia, pelo contrário, ele nos governa a sermos sempre amorosos com quem comete alguma falha, diligentes no pensar e prudentes no falar. A única vida da qual devemos ser atentos é em relação a nossa própria. Somos chamados a deixar de ver os defeitos do outro e ver para nossas próprias falhas (Mateus 7:3).

Mas o que fazer perante as falhas alheias? Façamos como Jesus nos ensinou em Mateus 18:15-17. Além desta orientação de procurar diretamente a pessoa para conversar, somos incitados a amar Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. É fácil saber como tratar ao outro em meio a perfídias e mentiras, basta tratarmos a outra pessoa da forma como gostaríamos de ser tratado se a situação fosse inversa.

Deus sempre nos leva a nos colocarmos na posição da outra pessoal, porque nunca sabemos o que de verdade aconteceu a ela, e é muito fácil "criar" um inimigo a partir de uma palavra mal interpretada, ou mesmo uma vírgula fora de lugar. A língua é talvez a maior arma e a maior ferramenta que o ser humano possui contra si, a diferença é apenas o uso que se dá a ela. Afinal como diz um dos meus provérbios preferidos "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." (Provérbios 13:3). E que possamos refletir mais sobre o assunto lendo os sábios Provérbios, e também o capítulo 3 de Tiago.

Quiça possamos dessa forma viver como Deus espera que vivamos, com paz e harmonia entre nós. Apesar de uma utopia, esta é uma que eu acredito ser possível. Deus nos abençoe grandemente, excedendo em muito o nosso merecimento, pela sua Graça e Bondade, pois se recebêssemos apenas o que merecemos, a esta hora já estaríamos mortos. Em nome do Salvador Jesus, o Messias, amém!

fonte da imagem: Blog "Mensagem edificante para a alma"
mais informações: recomendo um artigo excelente, do pastor Elmut Risso, chamado "Fofocas na Igreja".

3 comentários:

  1. Adorei o texto! Fofoca, calúnia, difamação é osso... esta praga existe em todo canto e no mundo virtual tb está cheio... #OREMOS!rs

    ResponderExcluir
  2. o texto é ótimo querido,como diz sua amiga cristiane é praga na boca de quem não sabe usar a lingua,pessoas falam por maldade inveja e discriminação,coisas que nem elas mesmo sabem,este assunto deve ser presente todos os dia para sempre lembrarmos que a palavra é vida,e que devemos amar sempre tais pessoas..super beijo meu amado...KÁ

    ResponderExcluir
  3. Deus sempre nos leva a nos colocarmos na posição da outra pessoa, porque nunca sabemos o que de verdade aconteceu a ela, e é muito fácil "criar" um inimigo a partir de uma palavra mal interpretada, ou mesmo uma vírgula fora de lugar. uma grande verdade na minha vida !!!!!
    Kaci

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...