6 de outubro de 2011

Amizades facilitam o peregrinar

"...mas há um amigo mais chegado do que um irmão." 
Provérbios 18:24
Eu sempre fui uma pessoa mais calada quando em um lugar de desconhecidos. Gosto de observar, mas não gosto de holofotes. Mas quando com meus amigos sou diferente. Porque com os amigos podemos nos revelar sem o peso do julgamento. Podemos ser exatamente quem somos e nossos amigos nos entendem. Eles podem até não concordar com o que falamos ou fazemos, mas nos admoestam com amor.

A amizade é um assunto muito importante na Bíblia.
É um laço tão forte que Paulo nos incentivou a cultivar boas e saudáveis amizades em muitas cartas. Através da amizade que Jesus nutre por quem o segue de forma voluntária e o obedece em amor, ele já não nos vê como servos, mas sim como amigos. Jesus desenvolveu laços tão grandes de amizade durante sua vida como homem que ao ver seu amigo morto, mesmo podendo ter impedido, e podendo ressuscitá-lo como o fez para honra e glória do Deus Altíssimo, ele chorou pela perda do amigo. Adonai não precisava do homem, mas o criou, deu uma função para ele na criação e vinha ter com esse todos os dias. E a Bíblia nos apresenta muitos outros exemplos. Mas a amizade que está registrada na Bíblia que mais me chama a atenção é aquela entre Davi e Jônatas. Para tal recomendo que leiam 1 Samuel 18-20.

Em dias maus como os de hoje, alguns podem fazer chacota, ou tratar esse relacionamento de forma leviana. Não Deus! Este é um dos mais belos exemplos de dedicação e abnegação da Bíblia. Eles eram concorrentes diretos ao trono. O Povo amava Davi, mas Jônatas era filho do Rei. Independente das circunstâncias que os cercavam, os dois se amavam. Os gregos classificariam este amor como Fileo, o amor fraternal.  Jônatas soube reconhecer o valor de Davi, e o vestiu com suas vestes e deu de presente sua espada, uma das únicas do reino. A outra era a do Rei. Todos os outros guerreiro pelejavam com ferramentas, pedras, paus... eles eram realmente desprovidos de recursos bélicos. O mais puro amor, que é dedicado e sincero. E davi teve sua vida preservada por conta disso inúmeras vezes. Pois Jônatas recebia do pai conhecimento sobre todos os assuntos importantes do reino, e dava a conhecê-los a Davi.

Quantos amigos você tem? Bastantes né! Agora desconta desse número os que vocẽ não pode confiar seus segredos. Com certeza o número reduziu bastante. Agora vamos tirar os que mesmo tendo afinidade e afeição, o laço já não é mantido da forma como foi outrora. Reduzimos mais um pouco. E agora ficar somente com os que vocẽ confiaria a sua vida. Aposto que é um número bem reduzido. Eu diria que eu particularmente tenho muitos conhecidos, alguns poucos e bons amigos, mas um reduzidíssimo plantel de amigos confiáveis e sinceros. Eu ainda fui agraciado com a benção de me dar muito bem com meus irmãos e meus primos. Nem vou levá-los em conta. Mas daqueles amigos que não possuo nenhum laço sanguíneo, possuo 5. Apenas 5! Sei o nome, onde moram, uma parte dos gostos... mas o mais importante, sei que confiam em mim, assim como eu confio neles.

Davi Dallava e Luciano Santos
Na última estada para São Paulo, pude conhecer face-a-face o meu mais novo, mas não menos importante amigo. Aquele com quem compartilho este blog, meu amigo Davi. E que satisfação foi poder partilhar alguns bons momentos no sábado com ele e sua esposa. Demos boas risadas vendo uma apresentação circense e depois desfrutamos de um saboroso café e um bate-papo sincero e singelo. Sem máscaras, sem restrições, sem mentiras. Apenas comunhão, alegria e amizade.

Esta última viagem puder rever alguns amigos de colégio também, me desencontrei de outros que fiz nas empresas que trabalhei, e não pude encontrar 3 de meus grandes amigos que moram em São Paulo, por estarem viajando ou com compromissos previamente agendados. Mas tentei falar com cada um. E que prazer que é sempre rever um irmão com o qual se pode partilhar mais que alegria e gargalhadas, um que também se propõem a partilhar até as lágrimas e angústias. Amigos nos permitem peregrinar por este mundo que não é nosso de uma forma mais alegre e firme. Lembremos ainda que boas amizades resultam e boas escolhas na vida. Já más amizades muitas vezes nos desviam do caminho que devemos trilhar.

Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1 Coríntios 15:33
E de todos os amigos possíveis, o melhor é o próprio Senhor Jesus, que se coloca a nossa disposição, e este é um amigo que nunca nos decepcionará.

Lucas Souza Banda - Em Jesus Amigos Temos (letra)

Queira Deus que possamos conhecer pelo menos alguns de vocês e desfrutar além de palavras e pensamentos, riso, café e coração.

Com o Amor e a Shalom de Deus Pai, de Jesus Cristo, e do Espírito de Deus.

P.S.: Recomendo uma pregação que escutei na IBAB no domingo posterior ao encontro com o Davi, ministrada pelo Pr. Levi Araújo, chamada "Amigo é coisa para se cuidar", pregação esta que assisti ao lado do melhor amigo que poderia ter, meu irmão Renato.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo Luciano. Concordo em gênero e grau com sua forma de ver os " amigos". E fico feliz em saber que vc e Davi estiveram juntos e puderam compartilhar momentos agradáveis juntos.

    Como vc perguntou: "Quantos amigos você tem? Bastantes né! Agora desconta desse número os que vocẽ não pode confiar seus segredos".

    É muito difícil ter amigos de verdade, normalmente se faz mto colegas, mas a palavra AMIGO não é p/ qualquer um.

    Amigo não julga e sim ajuda. Amigo não acusa e sim socorre. Amigo tb diz não e nos mostra qdo estamos no caminho errado, mas com carinho e amor, não com palavras cruéis e ofensivas.

    Amigos de verdade são poucos, e quem os tem, tem mais é que zelar!

    Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...