28 de abril de 2011

O pagamento de um pregador

Estou relendo o livro "O Povo Mais Feliz da Terra", que conta a história de Demos Shakarian, pecuarista americano de descendência armênia que fundou a ADHONEP. É uma bela história de um cristão pentecostal. Eu particularmente exerço minha fé de forma diferente, mas creio no relato e no poder de Deus acima de tudo. Acima de tudo é uma história de amor! Amor pelo Reino de Deus, e em como Deus usou este homem para alcançar homens, principalmente empresários.

Entre muitas histórias gosto particularmente da descrição que o Demos Shakarian faz em relação as suas conversas com o evangelista Dr. Charles S. Price. Abaixo a reprodução:
"— Dr. Price — observei-lhe uma vez —, deve ser a coisa mais maravilhosa do mundo poder fazer o que o irmão faz! Ver milhares de pessoas salvas e curadas, e sentir o poder de Deus mover-se por seu intermédio!

O Dr. Price parou de mexer o garfo no seu espaguete.

— Não é assim. É como esta guerra (Fez um gesto indicando toda a sala: éramos quase os únicos civis ali dentro). Onde morrem mais soldados? Nas fileiras da frente, por certo, pois estão mais próximos do inimigo. Acontece o mesmo na evangelização, Demos. É uma guerra tão mortal como a que ocorre em Guadalcanal. Um pregador que penetra no território inimigo está sob fogo. E fica ferido. Demos, alguns de nós somos destruídos.

Depois riu naquele momento de autocensura tão característico dele e continuou:

— Às vezes as pessoas tentam elogiar-me dizendo que sou um orador fluente. Isso não significa absolutamente nada para mim. Ontem à noite, porém uma senhora informou-me a que sua família ora por mim todos os dias. Demos, isto sim, é a coisa mais maravilhosa que um pregador pode ouvir."

Numa época onde tantos aparecem na televisão a título de "evangelizar", seja vendendo distribuindo a macumba objetos de poder gospel que estão por aí hoje em dia, este servo de Deus quase esquecido tem uma lição importantíssima. Num tempo de semente de R$ 900,00, pagamentos de milhões por tempos televisivos, correntes, água benta abençoada, fitas do bonfim da nossa senhora cristãs para o pulso, fermento ungido, cimento da solidez e tantos outros absurdos, quem deseja, procura e reconhece, que o maior gesto que um cristão pode fazer por outro é orar? Veja a consciência que um homem que viveu 60 anos entre 1887 e 1947 e dedicou a vida a propagar o evangelho possui. O ato de servir a Deus é um privilégio, mas é perigoso. Afinal existem principados e pontestades que se levantam contra estas pessoas que vão atacar o reduto do inimigo e resgatar pessoas de lá. Em segundo reconhece que o maior e melhor pagamento que uma pessoa pode fazer por alguém que se dispoem a falar do Amor de Deus é a oração.

A minha igreja é pequena, somos constituídos por menos de 100 pessoas, em uma cidade pequena no Sul do Paraná. Mas uma coisa da qual sinto orgulho é a igreja participar do sustento direto de duas missionárias, contribuir com orgãos que promovem a evangelização em escalas regionais, nacionais e mundiais de forma frequente, e incentiva acima de tudo a cobertura espiritual de missionários através  da "adoção" em oração.

Acho que esta é uma parte importante que muitos se esquecem. Vejo muitas pessoas ativas no twitter, no facebook, colocando frases no MSN, mandando emails, distribuindo folhetos, mas eu pergunto, antes de qualquer trabalho envolvendo o Reino de Deus, você ora? Esta é a parte mais importante e sensível de qualquer coisa que você faz para Deus. A oração não é uma questão de falar sem parar, ou ficar repetindo frases de efeito quase que como um mantra (Mateus 6:7) nem envolve fazer disto sempre um ato público onde muitos vejam a sua eloquente oração (Mateus 6:5). Ela deve ser sincera e simples (Lucas 18:10-13). A oração precisa ser constante e atenta (Marcos 14:38). E por último lembre de tirar o eu da sua oração, afinal Jesus nos ensinou a orar sempre no contexto comunitário. E em relação a isto que ele diz "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;" (Lucas 11:9).

Enquanto muitos procuram a cura, o milagre, o prodígio e os sinais, esquecem que a oração é um dos maiores milagres que Deus nos deixou. Poder ter livre acesso a ele, sem intermediários. Pode falar e escutar o Deus dos hebreus, aquele que criou tudo no universo conhecido. E que tem muitas outras coisas criadas que ainda nos são desconhecidas. Através de Jesus e dos Espírito Santos nós podemos.

E uma última pergunta. Você já orou pelo seu pastor, ou sua igreja, ou algum missionário de Deus hoje? E que Deus abençoe grandemente estes verdadeiros heróis que abandonam tudo para falar do Reino dos Céus, do Amor de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Charis kai eirene.

Referências e outras informações:

"O Povo mais Feliz da Terra", Demos Shakarian - ISBN 85-85859-27-X

Dr. Charles S. Price (evangelista do começo do século 20)

Demos Shakarian

Alguns orgãos missionários que fazem um trabalho sério: Portas Abertas, JUMOC, JMM, JMN, Visão Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...